Ubaldo, o paranóico

Esse personagem de Henfil foi criado no ano de 1975 com a colaboração do jornalista Tárik de Souza, e tinha como objetivo responder a situação atual do governo ditatorial, o processo chamado de “abertura política”, que não mostrava claramente essa intenção, pois a perseguição política continuava, representada principalmente pela morte do jornalista Vladimir Herzog.

Ubaldo é o retrato do estudante militante e engajado politicamente, com cabelos e barba cumpridos, roupa folgada, um perfil meio hippie, e a mochila sempre às costas. “Medo” é um sentimento inato na vida de Ubaldo, ele desconfia de tudo e de todos, e sempre que lhe é dirigido a palavra ele sai correndo e gritando frases desordenadas e sem sentido para os outros personagens da charge.

Afinal, a melhor forma de caracterizá-lo é com o complemento do seu nome “o paranóico”, isso não há dúvidas, o perigo existia, mas não nas proporções que Ubaldo a enxergava, para ele uma simples pergunta casual já era definido como perseguição e uma possível tortura seguida de morte.


Nessa tirinha percebemos claramente o comportamento de Ubaldo. Uma mulher chega e pergunta se ele conhece o João do 2º Ano, ele diz que sim e indica a pessoa normalmente, até então sem problema algum, uma pessoa foi na escola procurando por alguém e pediu informações. Mas então bate a paranóia dele, uma pessoa desconhecida pedindo informação? Só poderia ser uma pessoa ligada ao regime militar segundo o raciocínio de Ubaldo. Não importa se ele não tinha nada a ver com movimentos de esquerda ou socialismo, não importa também se João fazia parte, os dois provavelmente não tinham envolvimento com a oposição, porém o medo do opressor, a paranóia se torna maior e mais forte que a própria lógica, mais racional que a razão. No regime militar, a opressão está sempre atrás de você, por todos os lados, era exatamente isso que Ubaldo pensava.

O último ponto é que em nenhum momento nas tirinhas de Ubaldo aparece um militar opressor, ou seja, a opressão está sempre na cabeça dele, talvez seja por isso que Ubaldo não fora censurado, pode ter sido uma estratégia do Henfil, pois um personagem tão cômico e com pouca crítica explícita revelada, dificilmente seria banido pela opressão da ditadura militar.

8 comentários:

Rafa disse...

Muito interessante, sobretudo dentro do contexto que está envolvido...

ótimo texto

http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/11/afinando-o-amor-foi-como-se-fosse.html

Maya . disse...

1, 2, 3 seguindoo....

Eu me amarro nessas tirinhas! Caso queira me seguir, meu blog é www.reflexoes-do-cotidiano.blogspot.com

Emerson Menezes disse...

Bom texto explicativo. Boa fluidez do conteúdo.

Essa paranóia toda do Ubaldo, deve ter sido bem característica desse tempo mesmo, onde um desconhecido poderia ser um perigo iminente.

Confesso que meu personagem preferido é a graúna, mas o Ubaldo é tão rico na singeleza dos detalhes; do muito que deixa explícito em tão pouco, que não dá pra não curtir muito também.

Valeu à pena esperar, pois mais uma vez aprendi bastante contigo sobre esta figura maravilhosa que foi o Henfil.

Olha, postei uma mensagem ontem lá, no não caibo e gostaria que tu desses uma olhada, pois de certa forma, foi meio que direcionada para você mesmo...

Só não ligue pelo que deverá estar postado por lá hoje, pois são coisas da vida..., mas isso já é outra estória.

Abraço grande!

Unknown disse...

Henfil tem muita história pra contar. Ele era irmão do famoso sociólogo Herbert de Souza, o betinho. Um grande alido dos direitos humanos que o Brasil perdeu.
Parabéns pela postagem.
ABRAÇOS

Leandro Andrade
diariodeplantao.blogspot.com

By Coisas Esotéricas disse...

Gosto muito de tiras!


Já tô Lista de Nomes que vou denunciar, cansei de receber calotes! ACHO QUE AGENTE TEM QUE SER JUSTOS!
Oou Criem um Link só pra deixar os Orkuts, porq o que eu saiba esse LINK e so pra quem comenta!
AFFFF
CALOTEIROS, Vão ser todos Expulsos!
___________________________________________
Leia, Comente, Siga-me Certamente tbm te Seguirei!
___________________________________________
http://mysecret00.blogspot.com/
___________________________________________
Procurando Parcerias de Banners [3]

Shay Estrella disse...

huashuas...Adorei!!!
Vou acabar virando fã desse cara!!!

Sucesso com o blog!

Bjuh!!!

www.dyscolados.blogspot.com

Breiner77 disse...

Eu já sou... ^^

Di Giacomo disse...

Henfil = foda

 
BlogBlogs.Com.Br