Futebol na terra da desigualdade

No Brasil tudo acaba tendo um reflexo da situação socio-econômica do país, no futebol não seria diferente. Brasileirão em reta final, bem disputado, de 4 a 5 times ainda buscando o título, porém como sempre os times mais endinheirados acabam ganhando não apenas em campo, mas fora dele também.
Intrigante, estranho e suspeito foi o Barueri jogar contra o São Paulo sem seu maior artilheiro, Val Baiano, vetado pelo Presidente, juntamente com o goleiro titular. É de se estranhar não? O que rolou? Todos querem saber, inclusive os torcedores dos times que estão no páreo...
Não estou fazendo uma crítica emocional de torcedor. Só acho que se perde muito no futebol com isso tudo... Sou corinthiano e assumo, que já vi meu time ganhando de forma suspeita também, como em 2005 em que foi campeão do Brasileirão. Como torcedor, comemorei e fiquei feliz pelo meu time, porém ficou um pesar em relação ao "apito" do juizão.
Mas agora vem a pergunta desanimadora, fazer o que? Que poder terá o torcedor no meio dessa relação de poder tão lucrativa que é o futebol?
Todos ganham: dirigentes, jogadores, empresários, televisão, etc.
Só não ganha mesmo o torcedor e o futebol, que é obrigado a assistir a miséria política do país interferindo tão veemente na arte do jogar bola.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu tenho um medo de comentar aqui. hehehe você discorda muito de mim. beijos. (L)

João Eduardo Tanuri disse...

mew... o val baiano não é do são paulo?? acho que ele foi vetado por clausula de contrato cara...

futebol como arte já era brow... é tão mercantilizado como qualquer outra atividade comercial.. agora.. o futebol tem uma potencialidade incrivel de trabalho com a classe trabalhadora..

vários clubes brasileiros promovem seus projetos de inserção social do jovem periférico.. claro, com segundas intenções..

o problema, ao meu ver, são os chamados "agentes".. saiu uma matéria esses dias em recife.. de 3 muleques de 16 anos que chegaram no aeroporto aqui.. vieram lá do parana com a promessa de um "agente" de jogar em um time daqui de pernambuco.. o "agente" nao apareceu no aeroporto e o conselho tutelar mandou os muleques de volta pra casa... ve só que foda..

Aristóteles Cardona Júnior disse...

Infelizmente, o poder do capital sobre o futebol vai para além de definir a participação de jogador A ou jogador B. É uma grande pena.

Tenho uma paixão pelo futebol, mas tenho encarado como defeito, por tudo que acontece cotidianamente.

Escrevi algo sobre isso no meu blog há alguns dias

Abraços e parabéns pelo blog

 
BlogBlogs.Com.Br