Cartas da Mãe

Recentemente assisti o curta sobre o Henfil, "Cartas da Mãe". E gostei muito da obra e, principalmente, das cartas do Henfil, como escreve bem. Como um grande admirador da escrita, fiquei animado, e espero um dia conseguir me expressar tão bem quanto ele.
Vai em anexo uma das cartas, e pra quem quiser ver o filme, assista no blog: http://cienciapolitica-dcsuem.blogspot.com/2009/10/henfil-cartas-da-mae.html




Hasta!




"São Paulo, 26 de Dezembro de 1979.

Mãe,

Aqui estou eu, em mais um Natal, fazendo desta carta meu sapato colocado na janela.

Eu fui bom este ano, mãe. Eu acho que fui muito bom. Eu fui solidário com todos os meus irmãos Betinhos. Fiz greve com todos os Lulas. Quebrei Belo Horizonte como todos os peões. Voltei pro país que me expulsou como todos os Juliões. Dei murro em ponta de faca como todos os Marighellas. Cantei as prostitutas, as mulheres de Atenas e joguei pedra na Geni como todos os Chicos Buarques. Aspirei cola como todos os pixotes. Fui negro, homossexual, fui mulher. Fui Herzog, Santo Dias e Lyda Monteiro.

Fui então muito bom este ano, mãe.

Aqui está minha carta sapato.

Vou fechar os olhos, vou dormir depressa.

Esperando que meia-noite todos entrem pela minha janela. Me façam chorar de alegria, que eu quero viver!

A bênção,

Henfil"

4 comentários:

Unknown disse...

Ele não mandou isso pra mãe dele não né? hehe
Legal amor, seu blog tá interessante e eu estou aprendendo algumas coisas que não sabia. Na verdade não sabia bulhufas do que você escreveu aqui no seus posts, só o do futebol que eu tenho uma noçãozinha. \rere
Vou continuar entrando aqui goto, mesmo sem saber o que comentar, mas pelo menos vou ficando mais a par dos seus assuntos, e quando você desenbuchar a falar, eu posso discutir um pouquinho com você. \rere

Beijooo. (L)

Matheus Braga disse...

E aí Breiner... Fiquei contente de ver que você está fazendo uma coisa útil. Está muito bacana seu blog... Como voce disse, queria eu também poder escrever tão bem quanto Henfil. Preciso e poético.

Abração... vou te mandar um e-mail pra gente se falar

Breiner77 disse...

AOooooooooo Matheus, quanto tempo...
Só faço coisa útil hauihiuhaui
Manda e-mail sim mano, vamos nos comunicar..

Emerson Menezes disse...

E o tal trabalho sobre o Henfil que tu estavas fazendo? Vais postar aqui ...?

Não consegui ler a tal carta, não sei se problemas comigo, aqui no meu commputador ou o quê, mas fiquei curioso. Com já tinha comentado antes, gosto muito do trabalho dele e temos que dar espao aos mais novos conhecê-lo igualmente.

Abraço grande!

 
BlogBlogs.Com.Br